LULA E ALCKMIN RECEBEM IMUNIZANTE CONTRA A GRIPE PARA INÍCIO DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

O presidente cumpre agenda no estado junto a comitiva. (Imagem: Stuckert/PR)




Nesta segunda-feira (07) municípios das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste deram início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Como forma de incentivar a população a buscar a imunização, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foram vacinados durante um evento em Minas Gerais.


Ao todo iniciam a campanha de vacinação hoje 20 estados das quatro regiões citadas. Para a vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos, com estimativa de público-alvo em cerca de 50 milhões de pessoas. Durante a agenda em Minas Gerais, o ministro Alexandre Padilha também vacinou o vice-presidente Geraldo Alckmin.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, relembrou que a campanha contra a gripe começa no Dia Mundial da Saúde. “Entre as coisas mais importantes para salvar a vida de uma pessoa está o cuidado adequado com a saúde e a vacinação. Estar nesse Dia Mundial da Saúde ao lado do Presidente da República e de trabalhadores e trabalhadoras da saúde é muito significativo. O Brasil tem essa característica: a produção de insumos em saúde está diretamente combinada ao acesso da população à assistência de qualidade”, declarou.


Foram distribuídas até o momento pelo ministério cerca de 35 milhões de doses da vacina. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões doses para as quatro regiões dessa fase da campanha. No segundo semestre, serão distribuídas mais 5,9 milhões de doses para a região Norte, alinhando a estratégia de imunização com o período de maior circulação do vírus em cada região do país. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão. O público-alvo total é de 81,6 milhões de pessoas.


Nesta fase da campanha fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. O público-alvo da campanha também se estende para:

Trabalhadores da Saúde;

Puérperas;

Professores dos ensinos básico e superior;

Povos indígenas;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas  (entre 12 e 21 anos).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Tocador de áudio