
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre, começam nesta segunda-feira (26) e seguem até quinta-feira (29). O processo é feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde os candidatos também podem consultar as bolsas disponíveis por curso, turno, instituição e município.
Para participar da seleção, o estudante precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2024 e/ou 2025. É exigida nota mínima de 450 pontos na média das provas objetivas e nota diferente de zero na redação.
Nesta edição, o programa vai ofertar 594.519 bolsas, número recorde desde a criação do Prouni, segundo o Ministério da Educação. Do total, 274.819 são bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e 319.700 são bolsas parciais, correspondentes a 50% do custo do curso.
Criado em 2004, o Prouni concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda, com base no desempenho no Enem. O resultado da primeira chamada será divulgado após o encerramento do período de inscrições.
Por: Bell Pereira