A princípio doação foi secreta. (Imagem: Ben de la Cruz/NPR / Reuters)
Bill Gates, uma das pessoas mais ricas do mundo, fez uma doação financeira para apoio da candidatura de Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos e candidata a eleição. Em informação divulgada pelo jornal New York Times, o valor da doação foi de U$ 50 milhões (dólares), o que equivale cerca de R$ 284 milhões convertendo para o real brasileiro. No início a doação havia sido feita de forma secreta para candidatura da democrata, mas veio a público pouco tempo depois.
O multimilionário fez a doação de forma secreta a uma organização sem fim lucrativo que atualmente apoia a democrata.
Para o NYT, o fundador da Microsoft afirmou que seu apoio vai para candidatos que estão engajados em melhorar a vida população, além de ter atividade em questões ambientais que podem a qualidade de vida no mundo.
“Apoio os candidatos que demonstram um compromisso claro com a melhoria dos cuidados de saúde, a redução da pobreza e a luta contra as alterações climáticas nos EUA e em todo o mundo. Tenho uma longa história de trabalho com líderes de todo o espetro político, mas esta eleição é diferente, com uma importância sem precedentes para os norte-americanos e para as pessoas mais vulneráveis em todo o mundo”, disse Gates.
Kamala Harris atualmente tem como principal adversário Donald Trump. Em diversas pesquisas é apontado um cenário acirrado entre os dois. Donald Trump tenta um segundo mandato, enquanto Kamala é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Ela entrou para disputa após desistência de Joe Biden para a corrida eleitoral.