Abertura do evento terá início às 16h. (Imagem: Jorge Farias/Secom/PMC)
Será realizado, de forma gratuita, neste sábado (23), na antiga Estação Ferroviária, o “Cine Estação: O Legado dos Patrimônios Vivos de Caruaru”. O evento, produzido pela Proa Cultural, vai promover uma sessão de cinema com documentários sobre os artistas e mestres que, ao longo dos anos, contribuíram para a preservação das tradições culturais e se tornaram Patrimônios Vivos do município. A abertura do evento terá início às 16h.
Caruaru conta, atualmente, com 20 Patrimônios Vivos, porém serão exibidos 19 filmes visto que o mais novo integrante, Mestre Vavá, foi empossado no dia 18 de novembro e ainda terá sua história documentada em futuras produções. Os filmes que serão exibidos foram produzidos pela Fundação de Cultura de Caruaru.
As exibições dos filmes iniciarão às 16h30 seguindo a seguinte ordem: Família Vitalino, Onildo Almeida, Joana Angélica, Mestre Luiz Antônio, Walmir Silva, Sebá, Maria do Bolo, Gilvan Neves, Augusto do Cuscuz, Socorro Rodrigues. Às 17h40 acontecerá o intervalo do evento. Em seguida, às 18h, tem início a segunda parte de exibição dos documentários com as histórias do Coral Madrigal, Coronel Cornélio, Ivete Carnavalesca, Mãe Nem, Terezinha Gonzaga, Banda de Pífanos Zé do Estado, Boi Tira-Teima, Azulão e João do Pife.
O Registro do Patrimônio Vivo de Caruaru foi instituído por lei em 2019 e busca preservar e valorizar os artistas e grupos culturais que detêm conhecimentos essenciais à produção e perpetuação da cultura local, reforçando a importância de salvaguardar esses legados para as gerações futuras.