CARUARU FICA ENTRE OS 81 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO QUE RECEBERAM O SELO UNICEF 2021-2024

No Brasil, 923 cidades foram contempladas com a certificação. (Imagem: Divulgação/PMC)

No Brasil, 923 cidades foram contempladas com a certificação. (Imagem: Divulgação/PMC)

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) certificou o município de Caruaru com o Selo Unicef 2021-2024. A certificação tem como objetivo reconhecer os avanços reais na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, monitorando indicadores sociais e ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança.

 

Em Pernambuco, além de Caruaru, mais 80 municípios receberam o Selo entregue pela Unicef. O número de cidades contempladas equivale a menos de 50% do total de municípios de todo o estado. No Brasil, 923 cidades foram contempladas com a certificação.

 

Entre os indicadores relacionados à certificação, estão pontos como a redução do abandono escolar, o aumento na cobertura vacinal e no acesso adequado aos serviços de água, o percentual de famílias do CadÚnico em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o enfrentamento às diversas formas de violência e a diminuição da mortalidade infantil.

 

Ações como a criação do Comitê das Crianças, a promoção da Semana do Bebê, a construção do fluxo de atendimento em saúde mental, a realização de fóruns comunitários, o investimento em serviços de busca ativa escolar e vacinal, a implementação da Lei 13.431/17 (Lei da Escuta Protegida), o aprimoramento do Plano Municipal da Primeira Infância, a elaboração do Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, contribuíram para que Caruaru recebesse o Selo Unicef 2021-2024.

 

Por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), também foram realizadas outras atividades, visando promover a igualdade de gênero, a prevenção da gravidez na adolescência, o fortalecimento dos direitos à saúde sexual e reprodutiva, o enfrentamento ao racismo e a redução dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre crianças e adolescentes.

 

Por: Thiago Magalhães

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE