
O Ministério do Esporte abriu nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Programa Bolsa Atleta, referente ao ciclo de 2026. O benefício é destinado a atletas de alto rendimento de todo o país, e o prazo para participação segue até 6 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.
O edital contempla atletas das categorias olímpica, paralímpica, surdolímpica, internacional, nacional, de base e estudantil. Para esta edição, serão considerados os resultados obtidos em competições realizadas ao longo de 2025, desde que reconhecidas oficialmente pelo Ministério do Esporte.
De acordo com o cronograma divulgado, a primeira lista de atletas selecionados será publicada entre os dias 23 e 27 de março. Em seguida, será aberto o período para envio de documentação complementar e apresentação de recursos. A divulgação da lista final está prevista para ocorrer até o fim de abril.
O novo edital traz avanços nas medidas de proteção social. Atletas gestantes, puérperas e adotantes passam a contar com regras específicas que asseguram a manutenção e a possibilidade de renovação do benefício, mesmo nos casos de afastamento temporário das competições. O texto permite, inclusive, a utilização de resultados esportivos obtidos antes da gestação.
As inscrições devem ser realizadas por meio do portal gov.br, com o preenchimento do formulário eletrônico e o envio da documentação exigida no Sistema Bolsa Atleta. As orientações completas, critérios de seleção e modelos de documentos estão disponíveis no site oficial do Ministério do Esporte.
Por: Bell Pereira