Para reverter bloqueio beneficiário pode solicitar de forma online. (Imagem: Divulgação/INSS)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta para beneficiários que passam mais de 60 dias sem retirar o pagamento. A prática pode resultar na suspensão do benefício e prejudicando muitas pessoas que dependem do valor, mas que por algum motivo não puderam movimentar o dinheiro.
De acordo com o INSS, os benefícios que podem ser suspensos são referentes a usuários que recebem por meio de cartão magnético, ou seja, que não utiliza conta-corrente e que precisam sacar o valor mensalmente. Quando não há movimentação desse dinheiro, por mais de 60 dias, o órgão entende que esse benefício deve retornar para a conta do instituto.
É recomendado aos beneficiários que caso haja alguma situação que o impeça de receber o pagamento, deve ser nomeado um procurador. Motivos de força maior como problemas de saúde, doença contagiosa, dificuldade ou impossibilidade de locomoção, e que o beneficiário nomeie um procurador, é necessário apresentar um atestado médico que comprove essa situação. No caso de internação, é preciso entregar a declaração da clínica.
Se o motivo pela ausência no recebimento for por viagem a longo prazo, o beneficiário deve apresentar declaração escrita, informando se a viagem é no país ou ao exterior e o tempo de duração. É necessário que a procuração seja assinada. Para solicitar a reativação do benefício e a emissão do pagamento não recebido, o beneficiário pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135. Por esses canais, também é possível solicitar a nomeação de procurador ou administrador provisório.