Brasil registrou em 2023 mais de 156 mil casos de acidentes com escorpiões. (Imagem: Shutterstock)
Os ataques de escorpiões tendem a ter um aumento entre os meses de agosto e setembro. Esta incidência acontece devido ao período de reprodução desses animais, que ocorre nessa época do ano.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou em 2023 mais de 156 mil casos de acidentes com escorpiões.
O Ministério orienta que as pessoas busquem realizar algumas prevenções como: sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede; evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras, troncos podres e em dormentes da linha férrea; manter jardins e quintais limpos; evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas; entre outras.
De acordo com especialistas, ao ser picado por um escorpião é importante não passar nenhum produto e sim lavar o local com água e sabão buscando em seguida uma unidade médica.
Em Caruaru, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) é referência no atendimento às vítimas de animais peçonhentos. A unidade disponibiliza o soro para tratamento da picada do escorpião.