
O Brasil alcançou um novo recorde histórico no Oscar com a divulgação da lista de indicados da 98ª edição da premiação, anunciada na manhã desta quinta-feira (22). Ao todo, profissionais e produções brasileiras aparecem em cinco categorias.
O maior destaque é o longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que foi lembrado em quatro disputas: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, categoria que estreia nesta edição do Oscar.
A quinta indicação brasileira veio na categoria de Melhor Fotografia, com o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo trabalho na produção norte-americana “Sonhos de Trem”.
Até então, o recorde nacional pertencia a “Cidade de Deus”, que em 2002 recebeu quatro indicações, nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.
Outro marco histórico é a indicação de Wagner Moura, que se torna o primeiro brasileiro a concorrer na principal categoria de atuação do Oscar.
Já em 2025, o cinema nacional celebrou uma conquista inédita com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que garantiu o primeiro Oscar da história do Brasil, ao vencer a categoria de Melhor Filme Internacional.
A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.