JUSTIÇA ANULA ELEIÇÃO DO PREFEITO E VICE DE PESQUEIRA; MANDATÁRIO PODERÁ RECORRER DA DECISÃO NO CARGO

Outros dois vereadores também retornam ao cargo. (Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Eles são acusados de abuso de poder político durante as eleições de 2024. (Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A Justiça Eleitoral da 55ª Zona de Pesqueira decidiu cancelar os mandatos do prefeito Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marcos Xukuru, e da vice-prefeita Cilene Martins, por abuso de poder político durante as eleições de 2024.

A decisão foi tomada pelo juiz Rodrigo Flávio Alves de Oliveira, que constatou irregularidades no uso da máquina pública para favorecer a campanha da chapa. Um exemplo disso foi uma obra de pavimentação iniciada na véspera da eleição e que foi interrompida logo após o pleito.

Em outra ação julgada pela mesma zona eleitoral, o ex-prefeito e então candidato adversário, Rossine Blesmany Santos Cordeiro, conhecido como Delegado Rossine, foi declarado inelegível por oito anos. Ele foi acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

A sentença aponta que houve uma organização estruturada de desinformação, que usou deepfake, showmício, rádios e redes sociais para espalhar ataques a adversários e notícias falsas durante o período eleitoral. Além de Rossine, também foram considerados inelegíveis José Alexandre de França Ferreira, Cleiton Correia Mendonça e Francisco Damião Lopes da Silva.

O juiz concluiu que tanto o uso da obra de asfaltamento pelo atual prefeito quanto a rede de fake news criada pelo grupo de Rossine prejudicaram a legitimidade do processo eleitoral em Pesqueira. A decisão prevê novas eleições para prefeito e vice-prefeito na cidade, caso ela seja confirmada após o julgamento final.

Mesmo com a decisão, o prefeito continuará no cargo enquanto recorre ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Em uma nota, Cacique Marcos demonstrou confiança de que o processo poderá ser revertido nas instâncias superiores.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *