Pesquisa foi feita pela Fecomércio-PE. (Imagem: Divulgação/CDL)
Com a aproximação do Dia das Crianças, a espera para comerciantes com relação ao feriado pode dizer muito sobre a andamento da economia local na data. Em Caruaru, a expectativa da movimentação para o setor de comércio varejista de vendas para a temporada é positiva, segundo a CDL caruaru, que se baseia na pesquisa realizada pela Fecomércio/PE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco), que consultou empresários e gestores do varejo de todo o estado.
De acordo com o levantamento, 66,2% dos entrevistados esperam um aumento no volume de vendas em comparação com o de 2023, em Pernambuco. No varejo tradicional o avanço deve saltar de 58,6%, em 2023, para 62,9%, no mesmo período de 2024. Ainda segundo a pesquisa, isso se deve ao aumento da confiança dos consumidores (42,2%) e à percepção de um ambiente comercial mais favorável (39,5%).
Entre as estratégias de vendas que devem ser adotadas pelos empresários estão os descontos e promoções, o fortalecimento da presença online e nas redes sociais, bem como o incentivo à equipe de colaboradores, com vistas a maximizar o atendimento e a satisfação dos clientes. “São estratégias coringas, que não podemos deixar de adotar em qualquer uma das datas fortes de vendas no comércio varejista. O nosso empresariado já está habituado e pronto para receber o volume de clientes que deve procurar os estabelecimentos no período”, pontua Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru.
Consumidores – A pesquisa revela que 72,4% dos consumidores consultados planejam comprar presentes, investindo uma média de R$ 144 para isso, o que representa um acréscimo de 12,5% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os itens mais procurados devem estar os brinquedos ou jogos não eletrônicos (63,3%), roupas e acessórios de vestuário (23,9%) e calçados (10,4%).