Consumidores de lojas on-line internacionais podem perceber mudanças nas plataformas na hora de realizar suas compras a partir deste fim de semana. O motivo se deve ao início da taxação de 20% que será aplicada às compras internacionais de até US$ 50 em plataformas virtuais.
Embora tenha gerado bastante repercussão enquanto era discutida a proposta, o projeto para a inclusão de mais um imposto para o consumidor foi aprovado ainda no primeiro semestre de 2024, pelo Congresso Nacional e passando com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sancionou a proposta.
O novo imposto entra em vigor, oficialmente, no próximo dia 1° de agosto. No entanto algumas lojas de compras online, como AliExpress e a Shopee, já começaram a aplicar a taxa a partir deste sábado (27).
De acordo com as empresas, o governo federal não levará em conta a data de compra ou de chegada da mercadoria ao país, mas a data presente na declaração de importação à Receita Federal, o que não interfere com a antecipação da cobrança.