Sertão de Pernambuco teve a maior quantidade. (Foto: Divulgação / PF)
A Polícia Federal, divulgou o balanço referente a “Operação Livre Fase IV” para a localização de plantios de maconha no Sertão de Pernambuco. A operação foi realizada entre os dias 6 e 26 de maio. De acordo com a corporação, na ação foram destruídos 448 mil pés de maconha, 45 mil mudas que estavam em 78 plantios, além da apreensão de 3,1 toneladas de maconha pronta para o consumo. Durante a divulgação do boletim, a PF não informou se foram realizadas prisões dos responsáveis pelo plantio.
As plantações foram averiguadas em ilhas do Rio São Francisco, na região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores, Carnaubeira da Penha, Inajá e Parnamirim, Sertão pernambucano, além Cachoeira dos Índios e Monteiro, na Paraíba.
Com a destruição dos plantios, um total de 152 toneladas de maconha deixaram ser produzidas nos dois Estados.
Em Pernambuco, somente o município de Inajá, localizado no sertão, teve 142 mil pés de maconha destruídos pela corporação, que seria capaz de produzir 47 toneladas de droga.
Além da PF, também estavam envolvidos na operação as polícias civis, penais de Pernambucano e Alagoas, militares dos Corpo de Bombeiros e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e uma aeronave do GTA-SDS-PE (Grupamento Tático Aéreo- Secretaria de Defesa Social).