(Imagem: Divulgação/ascom)
O município de Caruaru é a cidade como o melhor acesso à educação de Pernambuco. Foi o que constatou o Ranking de Competitividade dos Municípios, que foi divulgado esta semana e em 2024 chegou à sua quarta edição. Desenvolvido anualmente pelo Centro de Liderança Pública, nele, a Capital do Agreste ocupou a primeira colocação no pilar: “Municípios com os Melhores Resultados de Acesso à Educação”, em comparação com as cidades pernambucanas que possuem populações acima dos 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE 2021.
Este pilar considera, ao todo, os desempenhos de 410 municípios, incluindo os de PE, cujas as populações também correspondem ao número citado, por meio dos indicadores: taxa de atendimento, taxa líquida de matrícula e alunos em tempo integral da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. No âmbito nacional, Caruaru obteve a 106ª posição.
Para a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio, o acesso à educação é um dos principais pontos para o desenvolvimento do indivíduo. “O acesso à educação, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa parcela importante da formação dos valores da sociedade e, adicionalmente, um primeiro passo na formação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho. Dividimos esta grande conquista com o prefeito Rodrigo Pinheiro, que não tem medido esforços para qualificar cada vez mais a nossa educação, assim como com toda a equipe que faz a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caruaru por todo empenho e dedicação em prol dos estudantes municipais”, comemorou a secretária.
Mais sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, ele fomenta boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável. A quarta edição foi composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.