Teve início nesta semana a campanha nacional de incentivo ao combate a violência contra a mulher. No Brasil, devido à dupla vulnerabilidade da mulher negra, ela começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e é chamada de “21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”.
Somente no primeiro semestre de 2023, o país registrou 722 casos de feminicídio. Em Caruaru, a Delegacia da Mulher junto aos órgãos municipais realizam durante todo ano ações de combate a esse tipo de crime.
Além do crime de feminicídio, a violência contra a mulher se apresenta também em outras situações como é o caso da violência doméstica, psicológica, física e verbal. A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.
A violência contra a mulher é crime e deve ser denunciada! As vítimas ou quem presenciar esse tipo de violência pode denunciar para a Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180.
Confira a entrevista com a Delegada da Mulher de Caruaru, Da. Sara Gouveia: