Edital foi publicado nesta quarta (05). (Imagem: Alyne Pinheiro/SEE)
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (05), um edital para o preenchimento de 120 vagas para o cargo de educador social com destino a atuação no âmbito da Secretaria. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (05). Ao todo são 100 vagas para o cargo de alfabetizador e 20 vagas para o cargo de tradutor-intérprete de Libras, com formação de cadastro de reserva.
Os interessados devem se inscrever até as 23h59min do dia 11 de junho por meio do link clique aqui. As inscrições são gratuitas.
A iniciativa faz parte do Programa PE + Alfabetizado, que integrado ao Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC). Os selecionados atuarão por seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, visando à consolidação do processo de alfabetização de jovens a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos que não tenham o domínio da leitura e da escrita.
A seleção dos candidatos ocorre em duas etapas: inscrição e análise curricular. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 1.200 Para receber o valor, o alfabetizador precisa ter, ao menos, uma turma ativa. A contratação do tradutor-intérprete de Libras ficará sujeita à demanda de estudantes surdos matriculados nas turmas.
Em áreas urbanas, cada turma deverá ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 25 alfabetizandos devidamente matriculados. Já em áreas rurais, a quantidade deve ser, no mínimo, de 7 e, no máximo, de 25 estudantes.