
Gestor chegou a ameaçar internar quem levar bebê reborn em consultas médicas. (Imagem: Reprodução/Instagram)
Nesta semana viralizou nas redes sociais o vídeo do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), em que ele critica viralização das bebês reborn – tipo de boneca que se assemelha a traços de bebês de verdade. No vídeo o prefeito afirmou que se algum cidadão levasse a boneca para se consultar “a ordem” estava dada e a pessoa seria internada involuntariamente.
“Se alguém inventar de entrar em uma unidade de saúde pra pegar uma ficha pra levar o bebê reborn pra consultar, a ordem tá dada. Pode pegar o autor, o proprietário desse bonequinho, e nós vamos internar involuntariamente. Não pode, a pessoa não pode tá bem”, afirmou o prefeito.
Segundo Rodrigues, a iniciativas das pessoas que têm a bebê reborn e que as tratam como uma criança de verdade está passando dos limites da normalidade com a realização de festas de aniversário, brincadeiras e até mesmo consultas médicas. “Tem gente querendo tratar como um bebê de verdade, tão fazendo encontros, aniversários e tem gente querendo levar para consultar. Tem estado brasileiro que tem deputado criando uma lei proibindo o atendimento em unidades de saúde.”
Ele ainda questionou o que estava faltando para as pessoas para que servisse como justificativa o comportamento com a bebê reborn. “O que tá faltando para as pessoas? Espiritualidade? Não tenho nada contra. Quem quer ter, que tenha, mas trate como boneco.”