
Encerra na próxima segunda-feira (30), o prazo para que os produtores de todo o estado realizem a atualização do cadastro agropecuário, que é obrigatória e vale para todos os rebanhos de importância para o agronegócio.
Quem não declarar os rebanhos e informar as coordenadas geográficas da propriedade, de forma presencial ou pela internet, acessando o Sistema de Integração Agropecuária da Adagro – o Siapec 3, terá o cadastro bloqueado na Adagro. Isso também impedirá a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento necessário para rastrear e controlar a saúde dos animais durante o transporte interno e interestadual.
Recentemente, Pernambuco e o Brasil passaram a ter o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Com essa mudança, o foco da defesa agropecuária agora é na vigilância e fiscalização no campo. Por isso, a participação dos produtores nas campanhas semestrais de atualização de dados agropecuários é muito importante. Essas informações vão orientar a elaboração dos próximos planos anuais de defesa animal da Adagro, que vão estabelecer ações e metas específicas para garantir a segurança sanitária dos rebanhos no estado.