PORCENTAGEM DE DESEMPREGO EM PERNAMBUCO FECHA MAIOR DO QUE A MÉDIA NACIONAL EM 2023

(Imagem: Agência Brasil)(Imagem: Agência Brasil)

Pernambuco fechou o ano de 2023 com uma taxa de desocupação em 13,4%. Esse percentual ultrapassou a média nacional, que fixou em 7,9% no ano passado. Mesmo com o resultado negativo para os pernambucanos, o percentual ainda foi menor para o Estado desde 2015, representando tendência de queda nos últimos dois anos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, somente em 2021, quando foram registrados os impactos da pandemia de Covid-19, o índice no país chegou a 20,2%, diferente de 2022, quando o Brasil registrou a taxa de desocupação em 15,9%.

Ainda de acordo com a Pnad Contínua, o percentual de trabalhadores informais em Pernambuco no ano passado foi de 50,1%, o que aponta que pelo menos metade dos pernambucanos trabalhou na informalidade em algum momento de 2023. Já a média nacional foi de 39,1%. Na pesquisa são considerados trabalhadores informais aqueles que não possuem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ e trabalhador familiar auxiliar.

RENDIMENTO 

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (16), o rendimento médio habitual em Pernambuco com relação a todos os trabalhos em 2023 foi de R$ 1.952, o quarto menor do país, ficando atrás somente dos estados do Ceará, Maranhão e Bahia. Já na visão geral do país, o montante é de R$ 2.979.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE