PERNAMBUCO É CONTEMPLADO COM AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PELO NOVO PAC

(Imagem: Filipe Araújo/MinC)

(Imagem: Filipe Araújo/MinC)

 

 

Pernambuco foi um dos contemplados com investimentos do Novo PAC, anunciado pelo Governo Federal, nesta quinta-feira (7).  O Novo PAC Seleções 2023, inclui ações voltadas para o setor cultural e geridas pelo Ministério da Cultura (MinC). Neste caso, Pernambuco foi contemplado com duas iniciativas que vão impulsionar a cultura no Estado: os CEUs da Cultura, espaços de vivência cultural que serão levados a 15 municípios pernambucanos, cada um recebendo R$ 2 milhões de investimentos, totalizando um aporte de R$ 30 milhões no Estado; e o chamamento público Patrimônio Histórico​ – Projetos de engenharia, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que selecionou seis projetos de recuperação de patrimônios culturais pernambucanos materiais e imateriais, com tombamento federal.

 

Os municípios pernambucanos que receberão os CEUs da Cultura são Arcoverde, Buíque, Camaragibe, Custódia, Floresta, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, São Lourenço da Mata e Serra Talhada.

 

O CEU da Cultura é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário, composto por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades relacionadas com a cultura. Também são equipamentos que oferecem infraestrutura para integração e oferta de múltiplos serviços nas áreas da cultura, esporte, assistência social, trabalho e emprego.

 

 

Sobre os projetos de recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais com recursos do Iphan, em Pernambuco serão contemplados seis bens culturais: as Ruínas da Misericórdia, em Igarassu; Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Conjunto dos Chalés do Carmo, em Olinda; Memorial llê do Terreiro Obá Ogunté no Sítio Pai Adão, no Recife; Teatro Santo Isabel, no Recife; e Convento de Santo Antônio, em Sirinhaém.

 

Os projetos apoiados pelo Iphan buscam fortalecer as estruturas culturais, a identidade brasileira, além de promover a relação das comunidades com os bens beneficiados. “É com muita alegria que recebemos a notícia da seleção promovida pelo Iphan, pois com estes recursos vamos garantir projetos de restauração para importantes monumentos do nosso Estado, seja pelo caráter cultural como também histórico”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE