ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE RECERTIFICA O BRASIL COMO PAÍS LIVRE DO SARAMPO

Com a conquista, as Américas recuperam o status de região livre de sarampo endêmico.(Imagem: Reprodução/Internet)

Com a conquista, as Américas recuperam o status de região livre de sarampo endêmico.

(Imagem: Reprodução/Internet)

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) entregou, nesta terça-feira (12), ao Brasil, a recertificação de país livre do sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Com a conquista do país, as Américas recuperam o status de região livre de sarampo endêmico.

 

O Brasil já havia alcançado o status de país livre do sarampo em 2016, porém, em 2018, o vírus foi reintroduzido no país devido as baixas coberturas vacinais. Com o objetivo de eliminar a doença, o Governo Federal investiu em ações como vacinação nas fronteiras e em locais de difícil acesso, busca ativa de casos suspeitos, realização do Dia S de combate ao Sarampo, entre outras.

 

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por um vírus. Ela afeta principalmente crianças, sendo transmitida por meio de contato direto e pelo ar, podendo causar complicações graves, como diarreia intensa, infecções de ouvido, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro). Algumas dessas complicações podem ser fatais.

 

Por: Thiago Magalhães

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE