
O Vaticano celebra na manhã deste sábado (26) a Missa de Exéquias pelo papa Francisco, que marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido. A cerimônia acontece no átrio da Basílica de São Pedro, após três dias de velório aberto à visitação de fiéis.
Durante a celebração eucarística, que conta com a participação de cerca de 250 cardeais, além de bispos, padres e religiosos, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que simbolizam as despedidas solenes do papa. O coro da Capela Sistina acompanha a missa.
O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado diante do altar, no átrio da basílica. Segundo comunicado da Santa Sé, uma multidão, estimada em centenas de milhares de pessoas de diversas origens, se reúne para prestar suas últimas homenagens.
“A diversidade desta multidão representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente”, destacou o Vaticano em nota oficial.
Após a missa, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento. O cortejo percorrerá cerca de quatro quilômetros pelas ruas de Roma, refazendo o caminho que o papa costumava percorrer para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani.
O Novendiali será composto por nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio da alma de Francisco. As missas ocorrerão diariamente até o dia 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro. A única exceção será a Missa da Divina Misericórdia, marcada para este domingo (27), às 10h30, na Praça de São Pedro.
Por: Wesley Souza