GOVERNADORA RAQUEL LYRA VISITA OBRA DA ADUTORA DO AGRESTE EM CARUARU

Obras seguem até abril de 2025. (Imagem: Divulgação)

Obras seguem até abril de 2025. (Imagem: Divulgação)

 

 

 

A governadora Raquel Lyra cumpriu agenda em Caruaru, nesta sexta-feira (23), para acompanhar o andamento das obras da Adutora do Agreste. A previsão é de que até janeiro de 2025, sejam mais de 400 litros de água por segundo para o município vindos do Rio São Francisco por meio da adutora. Em Caruaru, a obra já destina 200 litros de água por segundo com resultados provindos da adutora.

 

“Nós estamos trabalhando intensamente nas obras da Adutora do Agreste. Temos o apoio do Governo Federal, e o presidente Lula garantiu essas obras contempladas no Programa de Aceleração Crescimento (PAC). Quando as águas chegarem na ETA Salgado, teremos um aumento de 50% na produção de água em Caruaru. Além disso, vamos garantir que a gente possa tratar mais água para levar às cidades de Bezerros e Gravatá. Então é trabalho chegando na vida da população”, ressaltou Raquel Lyra.

 

Ao todo, duas obras estão em andamento pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A primeira obra corresponde ao trecho de Caruaru/Bezerros/Gravatá. Com um investimento de R$ 92 milhões, a obra teve início em janeiro deste ano, com conclusão prevista para abril de 2025, e mais de 500 mil pessoas beneficiadas nas três cidades e alcançar 200 litros por segundo.

 

Para o presidente da Compesa, Alex Campos, a intervenção contribui para diminuir o rodízio no município. “Para esta obra da Adutora do Agreste, sai uma tubulação do eixo principal da Adutora pela BR-232 e essa tubulação vai até a ETA Salgado. Isso vai levar no total 600 litros de água por segundo para a Estação Salgado, que é a principal estação de tratamento de Caruaru, permitindo que a cidade sonhe no futuro com o fim do rodízio. As obras estão em ritmo acelerado, com várias frentes de serviço, para que a gente possa levar mais águas do Rio São Francisco para Caruaru”, explicou.

 

Outra intervenção já em execução em Caruaru é a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com vazão de 200 litros de água por segundo, localizada no bairro Bela Vista. A previsão de conclusão é para este segundo semestre e a unidade beneficiará os bairros de Cidade Alta, Adalgiza Nunes, Wirton Lira, Agamenon e Encanto da Serra, permitindo a eliminação do rodízio, além de reforçar o abastecimento dos bairros Vassoural, Santa Rosa e Petrópolis.

 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE