FIOCRUZ ALERTA PARA AUMENTO DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG) EM CRIANÇAS

(Imagem: Reprodução)

Dados são do novo boletim epidemiológico. (Imagem: Reprodução/Internet)




A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) emitiu um novo alerta para os Estados e municípios brasileiros sobre o aumento de internações de crianças relacionadas a casos Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com a fundação, as hospitalizações em estado grave do público infantil apresentou alta no último boletim epidemiológico, divulgado na última quarta-feira (30/04). O aumento de casos tem ocorrido em estados das regiões Centro-Sul, Norte e Nordeste do país, alcançando níveis de incidência que variam de moderado a muito alto. Os casos têm aumentado em crianças e adolescentes, entre 02 e 14 anos, respectivamente.



A análise também destaca o aumento da mortalidade de idosos por influenza A. O estudo é referente a Semana Epidemiológica (SE) 17, período de 20 a 26 de abril.

Devido a alta circulação dos vírus respiratórios sazonais, é importante que os pais ou responsáveis pelas crianças tomem cuidados como a manutenção da etiqueta respiratória ao apresentar sintomas de gripe ou resfriado, com o uso de máscara em locais com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde. Portela ainda chama atenção que é fundamental que todas as pessoas elegíveis se vacinem contra o vírus da influenza o quanto antes.


O levantamento da FioCruz mostra que 18 das 27 capitais apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Aracaju (Sergipe), Belém (Pará), Belo Horizonte (Minas Gerias), Brasília (Distrito Federal), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso), Florianópolis (Santa Catarina), Goiânia (Goiás), Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Natal (Rio Grande do Norte), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Porto Velho (Rondônia), Rio Branco (Acre), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Salvador (Bahia), São Paulo (São) e Vitória (Espírito Santo).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *