(Imagem: 41330 Pixabay)
Nesta segunda-feira (05), durante visita ao Rio de Janeiro, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade afirmou que a pasta definirá ao longo dos próximos dias o calendário de vacinação contra a dengue. Na última semana, a pasta chegou a afirmar que estava a espera da tradução da bula do imunizante pelo laboratório fabricante (Takeda), a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A previsão do governo é de que, neste primeiro momento, sejam imunizadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos ainda neste mês nos municípios selecionados.
De acordo com a ministra essa será a primeira faixa etária a ser trabalhada pela pasta para a imunização. “Hoje, nós vamos trabalhar com a faixa de 10 a 14 anos de idade naqueles municípios que apresentaram, nos últimos anos, o quadro mais intenso de dengue e também onde circula mais o sorotipo 2, que é aquele que está muito associado a essa explosão de casos que temos visto em algumas cidades e, muitas vezes, com agravamento”, disse a ministra.
Nísia Trindade ainda aproveitou o momento, no Rio de Janeiro, para reforçar a importância da vacinação, mas que cuidados básicos como a eliminação de água acumulada em pneus, garrafas ou locais que podem juntar água parada ainda podem auxiliar no combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.