
No próximo sábado (31), será realizado em Caruaru o Curso de Formação para Avaliadores de Quadrilhas Juninas, uma iniciativa voltada para a capacitação de profissionais interessados em atuar nos diversos Festivais de Quadrilhas Juninas em âmbito estadual, regional e nacional.
O curso acontecerá no Sesc Caruaru, com carga horária das 9h às 18h. Entre os conteúdos programáticos, estão a trajetória histórica do processo avaliativo das quadrilhas juninas; a ética na atuação dos avaliadores; análise dos critérios, quesitos e subquesitos de avaliação; além de técnicas para atribuição de notas e elaboração de justificativas. A formação contará ainda com uma atividade prática avaliativa, simulando a atuação real em festivais.
A ação é promovida pela Federação das Quadrilhas Juninas e Similares de Pernambuco (Fequajupe), em parceria com instituições sociais, educacionais e especialistas das áreas de Ciências Humanas e Linguagens.
Segundo os responsáveis pela ação, o principal objetivo é fomentar discussões sobre o movimento junino e quadrilheiro, destacando sua importância como instrumento de manutenção, preservação e difusão das tradições culturais nordestinas. Além disso, busca contribuir para o processo formativo de avaliadores, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo competências técnicas e práticas para uma atuação qualificada.
Inscrições
Para participar é necessário acessar o link disponível na bio da Fequajupe no Instagram (@fequajupe), até o dia 28 de maio. Poderão se inscrever pessoas de, no mínimo, 18 anos e com formação completa no ensino médio. Os candidatos também devem comprovar atuação ou conhecimento na área cultural, enviando currículo resumido com cinco comprovações para o e-mail: ouvidoriafequajupe@gmail.com.
Entre os critérios de seleção, destaca-se a exigência de que o candidato não possua vínculos ou preste serviços a quadrilhas juninas, nem tenha parentes envolvidos com grupos participantes dos festivais organizados pela Fequajupe e parceiros. Além disso, será necessário assinar um termo de compromisso, participar integralmente do curso e alcançar nota mínima de 8,0 nas atividades avaliativas para receber o certificado de participação.