
Aena Desarrollo Internacional, uma operadora aeroportuária espanhola, venceu o leilão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, com uma oferta de R$ 2,9 bilhões. Este é o maior terminal aeroportuário do Rio de Janeiro e uma das principais portas de entrada para turistas estrangeiros no Brasil. A concessão se estende até o ano de 2039. Na última segunda-feira (30), o leilão ocorreu na Bolsa de Valores, em São Paulo.
Com uma oferta mínima inicial de R$ 932 milhões, a venda assistida teve um valor pago pelo comprador que foi aproximadamente 210% superior ao valor inicial. As demais concorrentes do certame foram a Zurich Airport e a Rio de Janeiro Aeroporto S.A.
Pelo contrato, a Aena deverá pagar à União uma contribuição variável anual correspondente a 20% da receita bruta ao longo do período de concessão. A empresa também assumirá o controle integral do terminal, conforme acordo firmado com o Tribunal de Contas da União, que prevê a saída da Infraero da participação acionária.
O modelo de concessão inclui ajustes regulatórios e busca garantir a continuidade dos serviços, além da manutenção dos investimentos já realizados no aeroporto, considerado uma das principais portas de entrada de turistas internacionais no país.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a concessão reforça a agenda de fortalecimento da infraestrutura aeroportuária e portuária no Brasil. Segundo ele, o governo pretende dar continuidade aos leilões no setor ao longo do próximo semestre.
A Aena administra 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. No Brasil, o grupo já opera terminais como o Aeroporto de Congonhas, além dos aeroportos de Aeroporto Internacional do Recife, Aeroporto Internacional de Maceió, Aeroporto Internacional de João Pessoa e Aeroporto de Aracaju. A companhia encerrou fevereiro deste ano com cerca de 25,5 milhões de passageiros transportados.
Por: Bell Pereira