(Imagem: Divulgação/Ascom)
Em Caruaru, nesta terça-feira (02), será realizado um evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A ação acontecerá das 9h às 12h, na Via Parque 1, próximo à Fundação de Cultura de Caruaru. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. Este ano, o evento terá como tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, reforçando a importância de reconhecer as habilidades das pessoas autistas e respeitar suas individualidades.
A programação incluirá uma série de atividades e serviços, como: informações sobre a obtenção de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista; orientações sobre passes livres; palestras educativas; circuitos psicomotores; exposição de brinquedos educativos; apresentações artísticas de pessoas com autismo; exposição das associações; serviços odontológicos móveis; massoterapia; balcão de orientação para mulheres e outros.
A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH), em parceria com o Serviço de Inclusão Social para a Pessoa com Deficiência (SISPD), secretarias municipais e diversas associações locais que representam pessoas com deficiência.
Instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo tem como objetivo disseminar informações sobre o espectro autista, bem como promover a conscientização sobre as necessidades e direitos das pessoas com autismo. O autismo, um distúrbio do neurodesenvolvimento, abrange uma ampla gama de características e diferentes níveis de necessidade de apoio, como destacado pela Associação Psiquiátrica Americana em 2013 ao classificá-lo como um espectro.
Confira a programação:
Recepção com a Banda de Pífanos da Inclusão;
Apresentação especial pela Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (APODEC);
Abertura do evento pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH);
Oficina de Comunicação Alternativa, oferecida pela Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (SEDUC), 30 vagas;
Oficina de Suculenta oferecida pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), 30 vagas disponíveis;
Palestra de apresentação do sistema LIVOX, realizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (SEDUC).
Apresentação artística com o Grupo Coco de Roda, proporcionado pela Unidade Especializada de Caruaru (UNECAR).
Além disso, durante todo o evento, terão exposições, conscientização nos semáforos sobre o espectro autista, sessões de terapia, atividades de recreação, além de diversos serviços oferecidos, como orientações sobre direitos da pessoa com deficiência, oficina de óleos essenciais, entre outros.