Reforço com vacina de ‘gotinha’ será substituído pela dose injetável. (Imagem: Divulgação/Secom)
Em Caruaru seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, passa a adotar, nesta segunda-feira (04), o novo esquema de vacinação contra a Poliomielite. O imunizante busca a prevenção da paralisia infantil e é uma das vacinas necessárias recebidas nos primeiros anos de vida.
Agora a imunização segue da seguinte forma: as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, para crianças de um ano e três meses e 4 anos de idade, vai ser substituída por uma dose única da vacina inativada poliomielite (VIP), que é a injetável.
De acordo com a secretaria, a mudança afeta apenas a dose de reforço, seguindo o mesmo esquema vacinal, sendo a 1ª dose aos 2 meses, a 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses. Todas elas já eram doses aplicáveis. Com a mudança, a dose de reforço será somente aos 15 meses e também passa a ser injetável.
Com 67 salas de vacinação já com o novo esquema adotado, os pais devem apresentar o CPF ou Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação da criança. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Zona Urbana, das 8h às 16h, e na Zona Rural, das 8h às 15h, de acordo com o cronograma de cada unidade.