ALEPE APROVA REAJUSTE PARA TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO EM 6,27% E 8,38% E PROGRESSÃO DE CARREIRAS

Projeto foi aprovado nesta segunda-feira (09). (Imagem: Pericles Chagas/Sintepe)




Após ampla discussão e ações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 2968/2025, que concede o reajuste do salário de trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede pública estadual com percentuais entre 6,27% e 8,38%. Nesta segunda-feira (09) a classe participou da sessão plenária da Casa a fim de pressionar o legislativo estadual para a aprovação do projeto que estava travado nas comissões.




O projeto determina que o piso salarial dos professores, com jornada de 200 horas-aula mensais, passe a ser de R$ 4.867,77 para quem ganha abaixo deste valor. Para o restante da categoria, haverá reajuste que variam entre 6,27% e 8,38%, de acordo com o Sintepe.



O texto aprovado também define o início da avaliação anual de desempenho, garantindo mecanismos de progressão na carreira e assegurando ganhos financeiros. O processo de avaliação de desempenho, que será anual e regular, terá início em janeiro de 2026, com efeitos financeiros a partir de dezembro do mesmo ano. O texto do projeto de lei foi negociado entre o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e o Governo do Estado durante quase quatro meses.




Conforme legislação, serão contemplados servidores da ativa e aposentados, dentre os quais, muitos terão progressão automática por cada 10 anos de efetivo exercício e progressão por titulação. O texto também trata de migração de jornada de trabalho de 30 para 40 horas semanais para servidores das carreiras administrativas da Educação, como Analistas, Assistentes e Auxiliares.


Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *