PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TITULO DE ELEITOR ENCERRA NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)

Cerca de 5.129.608 pessoas ainda constam na lista de eleitores faltosos. (Foto: TSE)

Encerra nesta segunda-feira (19), o prazo para regularizar e evitar o cancelamento do título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 145.714 eleitoras e eleitores já normalizaram sua situação na Justiça Eleitoral (JE), porém, ainda constam 5.129.608 pessoas na lista de eleitores faltosos, que terão os títulos cancelados caso não fiquem em dia com a JE dentro do prazo.

Os eleitores faltosos são aqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa relativa às ausências nos três últimos pleitos seguidos, regulares ou suplementares, sendo cada turno considerado uma eleição. Para saber se o seu nome consta na lista de faltosos basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Até 19 de maio, o procedimento para regularização do título é simples, bastando o pagamento das multas. Depois desse prazo, o processo se torna mais complexo, exigindo a apresentação de outros documentos, como comprovante de endereço, por exemplo.


O Cancelamento do titulo de eleitor pode trazer consequências como a impossibilidade de:

  • Realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda; 
  • Se inscrever e participar de concurso público, bem como tomar posse no cargo; 
  • Receber vencimentos, salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas e fundações mantidas ou subvencionadas pelo governo; 
  • Participar de concorrências públicas ou administrativas da União, dos estados, dos municípios, das autarquias ou das entidades similares; 
  • Obter passaporte ou carteira de identidade; 
  • Renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo;
  • Além de votar ou se candidatar a uma eleição.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *