Reunião aconteceu nesta terça (24). (Imagem: Divulgação Alepe/Jarbas Araújo)
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça (24), em plenário de dois turnos, seis projetos encaminhados pelo Governo do Pernambuco que pedem por melhorias salariais para 30 categorias dos servidores estaduais. As propostas foram aprovadas no turno da tarde, após alguns impasses das matérias na Comissão de Justiça pela manhã.
A aprovação atende a pedido de urgência feitas pelo Estado sendo propostas que atendem policiais penais Projeto de Lei Complementar (PLC) 2.220/2024), profissionais da Secretaria da Fazenda ( PLC 2.221/2024), da Polícia Civil ( PLC 2.224/2024), de Defesa e Fiscalização Agropecuária ( PLC 2.222/2024), da Universidade de Pernambuco ( PLC 2.226/2024), além de auxiliares, analistas e procuradores de diversos órgãos da administração estadual ( PLC 2.219/2024).
O impasse na Comissão de Justiça ocorreu por conta da tentativa de incluir no pacote de propostas os analistas de saúde do Estado, não contemplados nas propostas. Os profissionais estiveram presentes na reunião do colegiado no auditório Ênio Guerra e no Plenário Eduardo Campos.
Presentes na reunião, analistas de saúde se mobilizaram para incluir categorias nos reajustes, onde foi pedido que o poder executivo encaminhe algum projeto que permita a incorporação da gratificação de plantão e de perigo laboral ao vencimento deles. A categoria abrange 18 tipos de profissionais da saúde com nível superior não médicos, entre eles enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas.