
Os veículos e a obediência às normas de trânsito fazem parte de toda e qualquer ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. Além de documentos, condições do veículo e comportamento do motorista, os agentes têm como protocolo de fiscalização o levantamento de informações acerca das pessoas envolvidas. O objetivo é fazer cumprir mandados de prisões expedidos pela Justiça. Nessa quarta-feira (18), dois procurados acabaram detidos.
Somente este ano, mais de 15,8 mil pessoas foram fiscalizadas durante ações da PRF no estado. A fiscalização inclui checagem de autenticidade de documentos pessoais; histórico de envolvimento em acidentes ou cometimento de infrações; antecedentes criminais; e consultas a sistemas oficiais integrados quanto à existência de mandado de prisão em aberto.
A equipe PRF levou para a prisão um homem de 38 anos procurado pela Justiça pelos crimes de tráfico de drogas e uso de documento falso. A ocorrência foi registrada nessa quarta (18) na BR-232, em Sertânia. Já no município de Paulista, um homem foi levado a Delegacia de Polícia Civil após os PRFs encontrarem em sistemas um mandado de prisão válido e expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Em 2022, os PRFs realizaram mais 433 consultas aos sistemas para levantamento de informações pessoais e 257 mil pessoas foram abordadas seja em atendimento a acidentes, fiscalização de trânsito, ações educativas etc. A instituição registrou a prisão de 91 pessoas procuradas pela Justiça.