PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL FEITA PELO GOVERNO AOS PROFESSORES É RECUSADA E GREVE NA UFPE CONTINUA

Decisão foi tomada em assembleia nesta quinta (25). (Imagem: Adaíra Sene/ Adufepe/ Divulgação)

Decisão foi tomada em assembleia nesta quinta (25). (Imagem: Adaíra Sene/ Adufepe/ Divulgação)

 

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (25), na Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recusaram a proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo federal. De forma unânime, os docentes decidiram manter a greve.

 

No total, 201 professores participaram da votação. Após propor aumentar o salário dos docentes em parcelas iguais de 4,5% em 2025 e 2026, a proposta mais recente do governo para os professores, apresentada no dia 19 de abril, é de 9% de reajuste salarial em 2025 e 3,5% em 2026.

 

Para este ano, porém, a categoria continuaria com zero de reajuste salarial e aumento apenas nos benefícios, o que exclui os aposentados.

 

Em relação à carreira docente, a proposta avançou um pouco, especificamente no que diz respeito a progressões e promoções. O governo propôs alterar os percentuais de step (diferença salarial recebida pelo docente toda vez que progride na carreira) que passariam de 4%, para 4,5%.

 

A classe solicita uma correção de 22% com parcelas de 7,06% para 2024, 2025 e 2026. Os profissionais da Educação Superior também buscam reestruturação da carreira, condições de trabalho, recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino e outros pontos específicos.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE