Primeiros centros estaduais de testagem completam um ano de funcionamento

Foto: Miva Filho

Em abril de 2020, no primeiro pico da pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco colocava em funcionamento os dois primeiros centros de testagem sob gestão estadual para detecção da doença – um no Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado (Cefospe) e outro no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. Um ano após os primeiros atendimentos, esses dois serviços, que continuam funcionando em plena capacidade, já realizaram, juntos, mais de 97 mil exames para diagnóstico do novo coronavírus, entre coletas do tipo RT-PCR e testes rápidos.

Atualmente, podem realizar a testagem nos serviços pessoas com sintomas sugestivos da doença, além de contatos de casos confirmados, independente de apresentarem sintomas. “Inicialmente, os centros eram voltados para a testagem dos profissionais da saúde e da segurança, com o objetivo de dar mais celeridade no diagnóstico da doença nesses trabalhadores de serviços essenciais. Com os esforços do Governo de Pernambuco para ampliar a capacidade de testagem, conseguimos expandir a oferta de exames para a população em geral, essencial para o monitoramento da doença”, pontua a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Fernanda Tavares.

Com as atividades iniciadas em 18 de abril de 2020, o centro avançado do Cefospe já realizou 26.703 testes. Já o centro localizado no Cecon, aberto em 25 de abril de 2020, realizou, até o momento, 70.518 exames.

Com capacidade diária para 500 exames, o centro avançado de testagem do Cecon funciona de domingo a domingo, das 8h até o limite de testagem por dia, por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. Já no Cefospe, a população deve agendar a testagem via Atende em Casa (app para sistema Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br). O serviço também funciona de domingo a domingo, a partir das 8h, com capacidade diária de 210 testagens.

O resultado pode ser acessado no meuexame.saude.pe.gov.br. Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisará preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) – a informação é repassada pela equipe que faz a testagem.

OUTROS CENTROS – Atualmente, Pernambuco conta com cinco centros avançados de testagem para Covid-19, que totalizam 218.032 testes feitos. Além das unidades no Cecon e no Cefospe, há o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), o Geraldão e a sede da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) – este último exclusivo para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente domiciliar e laboral.

A testagem no Ceasa ocorre de segunda a sexta, das 7h até a capacidade de 300 exames, de forma espontânea. No Geraldão, também sem necessidade de agendamento, a testagem ocorre das 8h até a capacidade de 500 exames, em todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. Na Secretaria de Educação, o atendimento acontece de segunda a sexta, com marcação pelo Atende em Casa.

Para dúvidas e informações, a população pode entrar em contato por telefone, pelo (81) 3184.0008 ou 3184.0012 (Cecon, Ceasa e Geraldão) e (81) 3184.0017 ou 3184.0329 (Cefospe), de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE