PERNAMBUCO ESTÁ ENTRE LÍDERES DE INSEGURANÇA ALIMENTAR DO BRASIL, APONTA IBGE

(Imagem: Divulgação/Unit)

(Imagem: Divulgação/Unit)

 

Nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números da Segurança Alimentar e Insegurança Alimentar no País. Na pesquisa, todos os estados das regiões Norte e Nordeste constam nos índices de insegurança alimentar. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), com a colaboração do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

 

Com uma das taxas mais altas do país, Pernambuco aparece na sétima colocação no ranking. Ainda de acordo com o levantamento, no final de 2023, a PNAD Contínua estimou um total de 3.596 milhões de domicílios particulares permanentes em Pernambuco. Desse total, 62,5% estavam em situação de Segurança Alimentar, enquanto 37,5% dos domicílios particulares restantes estavam com algum grau de insegurança alimentar.

 

Entre os Estados do Nordeste, Pernambuco tem 6,5% dos domicílios com níveis de “Insegurança Alimentar grave”, deixando o Estado em segundo lugar, perdendo apenas para o Maranhão, que tem 8,1 % dos domicílios com Insegurança Alimentar Grave.

 

De acordo com o Instituto, configuram-se em situação de insegurança alimentar o domicílio em que seus moradores, nos últimos três meses, passaram por ao menos uma das seguintes situações:

 

Tiveram a preocupação de que os alimentos acabassem antes de poderem comprar ou receber mais comida;

Faltaram alimentos antes que tivessem dinheiro para comprar mais comida;

Ficaram sem dinheiro para terem uma alimentação saudável e variada;

Comeram apenas alguns poucos tipos de alimentos que ainda tinham por que o dinheiro acabou.

 

A insegurança alimentar pode ser classificada como leve, moderada ou grave, de acordo com a restrição na qualidade e na quantidade de alimentos consumidos pelos moradores.

 

 

 

Com informações de DP

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE