Outra novidade será o Pix em garantia. (Imagem: Divulgação)
Foram divulgadas, pelo Banco Central (BC), as novas funcionalidades que o Pix passará a ofertar. Entre elas, está o Pix Parcelado, que a partir do mês de setembro deverá estar disponível para a população e para os lojistas.
O Pix Parcelado vai possibilitar que o pagador realize uma tomada de crédito com o objetivo de permitir o parcelamento da transação. A medida, segundo o BC, visa estimular o uso do Pix no comércio varejista para a compra de bens e serviços que apresentem um valor mais alto.
Outra novidade será o Pix em garantia, que permitirá que os recebíveis futuros desse sistema de pagamento sejam utilizados como garantia em operações de crédito. Essa modalidade só estará disponível para o público no ano de 2026.
Também será lançada uma medida que vai autorizar a contestação de transações Pix por meio do aplicativo dos bancos, intitulada de Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). A ferramenta só poderá ser aplicada em casos de golpes, fraudes e crimes e funcionará a partir de 1º de outubro.
Uma funcionalidade que já está em funcionamento, desde a última terça-feira (1º), é a diferenciação de comprovantes. Ela funciona evidenciando as diferenças dos comprovantes de transações agendadas e concluídas. Com a mudança, o comprovante de agendamento do Pix passa a conter o termo “Agendamento Pix” e um ícone do tipo “calendar clock”. Já o comprovante de pagamento concluído tem o ícone do tipo “check”. A modificação busca combater o golpe do falso comprovante.
Por: Thiago Magalhães, com informações do Banco Central