A cirurgia no joelho esquerdo de Neymar começou no início da manhã desta quinta-feira, em Belo Horizonte. O camisa 10 do Al Hilal e da seleção brasileira faz o procedimento duas semanas depois de sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior, em duelo contra o Uruguai.
O jogador está sendo operado em um hospital da capital mineira. A cirurgia é conduzida por Rodrigo Lasmar, médico da Seleção e do Atlético-MG. Mais cedo, o jogador postou uma imagem em rede social de uma foto dele dormindo com os dois filhos e a seguinte mensagem: “Vai dar tudo certo”.
O Al-Hilal, clube de Neymar, tinha a intenção de realizar a cirurgia em Paris. No entanto, o brasileiro indicou que gostaria de ser operado novamente por Lasmar, que foi contratado pelo clube saudita para realizar o procedimento.
O médico da seleção brasileira foi o responsável pela cirurgia no jogador brasileiro em 2018, para correção de fratura no pé direito. Lasmar foi um dos três profissionais que atuaram na cirurgia de março deste ano, após lesão nos ligamentos do tornozelo.
Após a chegada a Belo Horizonte, Neymar seguiu direto para o Hospital Mater Dei, mesmo local onde fez o procedimento de cinco anos atrás.
O camisa 10 da Seleção sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, no dia 17 de outubro, pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O tempo previsto de recuperação é de aproximadamente dez meses. Neymar se machucou em uma disputa de bola no meio do campo, sem contato com o adversário, ainda no primeiro tempo da partida, em Montevidéu. De volta ao Brasil com a delegação, ele decidiu permanecer no país aguardando a cirurgia.
Contratado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, como principal reforço da temporada, Neymar disputou apenas cinco partidas pelo clube, com um gol marcado, justamente na última antes de se apresentar à seleção brasileira para as Eliminatórias, na vitória por 3 a 0 sobre o Nassaji Mazarandan, pela Liga dos Campeões da Ásia.
Esta é a segunda lesão grave de Neymar em 2023. Em fevereiro, quando ainda jogava pelo Paris Saint-Germain, ele lesionou o tornozelo e ficou cinco meses em recuperação. Entre jogos por clubes e seleção, Neymar entrou em campo somente em 17 jogos oficiais em 2023.