Edital é voltado a pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.
(Imagem: Klíssia Gouveia/Divulgação)
Foi lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), o edital 34/2024 – Projetos Orientados a Missões: Educação Ambiental e Divulgação Científica Para a Prevenção de Incidentes com Tubarões no estado.
O edital é voltado a pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs-PE). Os projetos submetidos devem contemplar a faixa litorânea entre as praias de Bairro Novo, em Olinda, e Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, além de Fernando de Noronha.
Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de fevereiro, através do Sistema AgilFAP. De acordo com a secretaria, a chamada pública vai investir R$ 1 milhão em cinco projetos, que deverão ter orçamento de até R$ 200 mil e prazo de execução de até 12 meses. O objetivo da ação é financiar ações em duas faixas temáticas: soluções inovadoras em educação ambiental e divulgação científica.
As iniciativas da primeira faixa devem apresentar produtos como cartilhas digitais, aplicativos e gamificação como ferramentas tecnológicas ou como linguagem para soluções lúdicas e de fácil compreensão, voltada a diversos públicos. Já as iniciativas da segunda faixa devem abordar projetos de divulgação científica de dados de monitoramento, prognóstico e mitigação de incidentes com tubarões.