
Agora proposta de anistia será analisada com mais rapidez. (Imagem: Reprodução/Instagram)
Deputados da bancada de oposição ao governo e aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), comemoram a aprovação do regime de urgência para análise do Projeto de Lei que concede a anistia (perdão) aos condenados pelos atos golpistas e contra o Estado. A votação aconteceu nesta quarta-feira (17) e foi aprovada a urgência com um total de 311 votos a favor. Outros 163 parlamentares votaram contra a proposta.
A celeridade na tramitação do projeto no Congresso Nacional fará com que a proposta seja analisada diretamente no Plenário.
Em vídeo publicado nas redes sociais pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-SP), os parlamentares comemoram e começam a orar celebrando a aprovação. Na legenda o parlamentar escreveu: “311 votos – urgência da anistia aprovada. Senhor, nos ajude. Iremos até o fim.”
Ao todo, o Partido Liberal (PL) teve 85 votos favoráveis à urgência da análise, sendo maioria; seguido pelo PP com 43 votos a favor e 6 contrários; e o Republicanos com 40 a favor dos 41 parlamentares.
Já no partido de base do Governo Federal, o PT, todos os 66 deputados que estiveram na votação se prontificaram contrários a aprovação, assim como demais partidos como PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PV e Rede que tinham parlamentares presentes na noite da votação.