/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/z/K/DeyUNvRYAxvWhJaIAJOw/whatsapp-image-2022-11-09-at-15.34.13.jpeg)
Em meio a uma nova onda de Covid-19, Pernambuco liberou a aplicação da quinta dose, ou terceiro reforço, da vacina para idosos a partir de 80 anos de idade. O anúncio foi feito, nesta segunda (21), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). No estado, asse público é formado por 264 mil pessoas. Segundo o governo, alguns fatores foram fundamentais para a Comissão Gestora Bipartite (CIB) determinar a imunização para esse grupo.Um levantamento feito pelo governo apontou que que há um “grande percentual” de pacientes maiores de 80 anos entre os internados pela Covid-19 nos leitos de terapia intensiva e enfermaria nas unidades de saúde. Além disso, o estado confirmou, nas últimas semanas, a circulação da BQ.1 e da XBB, subvariantes da Ômicron.A autorização da nova etapa de imunização acontece em um momento em que Pernambuco vivencia uma alta de casos da doença. Na sexta (18), o governo disse que seis de cada dez pacientes internados estão com a vacinação atrasada.
A taxa de ocupação de leitos de UTIs para pacientes de doenças respiratórias na rede pública aumentou 9%, em duas semanas. A aplicação da quinta dose nos idosos a partir de 80 anos será feita com o produto da Pfizer, que já está no estado.
As vacinas destinadas a esse público serão enviadas para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) na quarta-feira (23), onde ficarão disponíveis para retirada por parte dos municípios.
Fonte: G1