Casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE). (Imagem: Maíra Arrais/ SES-PE)
O Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE) confirmou, nesta terça-feira (16), mais 59 casos da Febre do Oropouche. A positividade é de 6,5% em 1.107 exames realizados até o momento. Com a nova rodada de exames positivos, o Estado passa a registrar 72 casos da Febre.
O vírus Oropouche isolado foi identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe.
As análises são realizadas por meio do exame de PCR em tempo real. Ou seja: assim que há a negatividade nos resultados para dengue, Zika e Chikungunya, é feito o teste para o Oropouche. Todo o procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde (MS).
O diretor-geral de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do estado, Eduardo Bezerra, afirmou que a maioria dos casos da doença se encontram na Zona da Mata, visto que o clima na região é mais úmido e propício.
“Os casos se concentram na Zona da Mata, de forma a se mostrar coerente com sua ocorrência em regiões mais úmidas. O crescimento dos casos pode estar relacionado ao comportamento que as arboviroses já apresentam em sua sazonalidade, além de uma sensibilidade maior dos municípios no registro de pessoas sintomáticas”, destacou Eduardo.