Jovens têm idades de 14 a 18 anos. (Imagem: Divulgação/TJPE)
Em Caruaru, no Agreste, cinco jovens que cumprem medidas socioeducativas e se encontram em situação de vulnerabilidade social, estão atuando em uma rede de supermercados do município, por meio de iniciativa do “Projeto Novos Rumos”, promovido pela Vara Regional da Infância e Juventude, 7ª Circunscrição, instalada em Caruaru. Paralelamente, os jovens estão recebendo qualificação profissional através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.
Com faixas de idade de 14 a 18 anos, os adolescentes, escolhidos por meio de seleção, onde foram disponibilizadas seis vagas, trabalham quatro horas, de segunda-feira a sexta-feira, e recebem uma ajuda de custo de R$ 650,00. O nível escolar varia de fundamental a médio.
Eles iniciaram as atividades laborais no último dia 04, e a previsão de término é no dia 01 de agosto de 2025.
A lotação atual dos jovens, de acordo com a vara da infância e juventude em Caruaru, é na Fundação de Atendimento Socioeducativo – Funase; no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; Centro de Educação Popular Comunidade Viva e em Casa de Acolhimento – reintegrado à família. Os cinco jovens também têm a prerrogativa de participar de oficinas, de atividades recreativas e de utilizar a biblioteca, o campo society, o cinema, e outros serviços oferecidos.