
Translado do corpo acontece nesta quarta (23). (Imagem: Nuno Veiga/Pool/Agência Lusa)
O Vaticano divulgou mais informações sobre a cerimônia do funeral do Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21). Segundo o comunicado oficial do portal de notícias do Vaticano, as exéquias – nome dado a cerimônias fúnebres – do papa Francisco seguirão as regras estabelecidas em documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano (Ordo Exsequiarum Romani Pontificis). O ritual, no entanto, terá algumas alterações e será feita uma cerimônia mais simples do que as anteriores, devido a mudanças feitas pelo próprio Francisco em seu pontificado.
O translado do corpo do pontífice será feito a partir das 9h desta quarta-feira (23), até a Basílica de São Pedro, onde apenas no sábado (26) será feita a Missa das Exéquias para assim seguir com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior. Esta será a primeira vez em mais de 300 anos que um Papa não será enterrado na Basílica de São Pedro, que é mais próxima ao Vaticano, mas sim na Basílica de Santa Maria Maior, a cerca de 7km de distância. Este foi um dos pedidos feitos pelo papa tempos antes de sua morte.
O Papa também pediu que em seu túmulo não fossem feitos muitos detalhes e que estivesse escrita apenas uma palavra: Franciscus.
“Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo deve ser enterrado; simples, sem decoração especial e com a única inscrição: Franciscus”.
O pontificado de Francisco, primeiro papa latino-americano, foi marcado por lutas em favor das minorias, rupturas de preconceitos e discursos e ações pelo das guerras no mundo. Francisco se manifestava constantemente em pedido as autoridades para que houvesse o cessar fogo na faixa de Gaza. Com a morte do Papa Francisco milhares de pessoas pelo mundo demonstraram condolências pela partida do pontífice que teve 12 anos de uma atuação admirável a frente do Vaticano.
Por: Natália Rodrigues.