Na noite dessa terça-feira (26), a notícia que um cano se rompeu no bairro São Francisco se espalhou rapidamente nas redes sociais. O cano se trata de uma tubulação de 500mm de grande porte da adutora, que fica localizado na rua Olegário Bezerra. De acordo com a Compesa, a tubulação foi rompida por ação de terceiros, que jogaram paralelepípedos no equipamento ocasionando no rompimento.
Em nota, a Compesa informou que uma equipe estava fazendo uma manutenção na localidade, justamente para evitar problemas futuros devido a nova pressão ocasionada pela adutora, onde foi instalado o material PRFV (polietileno reforçado com fibra de vidro). Ao concluir os reparos, a área foi sinalizada, com vala aberta, para acionamento do sistema de abastecimento, que é o procedimento padrão quando o serviço de manutenção é finalizado. Após estabilização das pressões, a Compesa iniciaria o fechamento da vala ainda na noite dessa terça-feira (26). Entretanto, quando os profissionais da Compesa deixaram o local, os vândalos jogaram as pedras, ocasionando o vazamento.
Equipes já foram deslocadas para a Rua Olegário Bezerra para o fechamento dos registros e contenção do fluxo da água, além das providências para o conserto, que deve ser executado até hoje (27), às 17h.
A Companhia também irá acionar a polícia e câmeras de segurança da localidade para identificar os responsáveis por danos ao patrimônio público e ao abastecimento de água da cidade.
Bairros atingidos com desabastecimento devido ao vandalismo: São Francisco, Centenário, Centro, Nossa Senhora das Dores e Morro do Bom Jesus, afetando 43 mil pessoas.