Estudantes poderão realizar pré-matrícula de 28 a 30 de janeiro. (Imagem: Divulgação/UFPE)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o Edital nº 02/2025, sobre o Cadastramento e Pré-Matrícula do Processo Seletivo UFPE Sisu 2025, com as regras para os candidatos listados como aprovados na Chamada Regular Sisu 2025 para a UFPE – por ocasião de sua inscrição no Sisu 2025, que segue até o dia 21 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do site sisu.mec.gov.br. Neste momento, o candidato pode escolher até dois cursos. O edital está disponível no site UFPE Sisu 2025, onde constam todas as informações sobre os cursos oferecidos, turnos, quantitativo de vagas e as modalidades de concorrência (ampla concorrência, reserva de vagas para alunos oriundos de escola pública e reserva de vagas para pessoas com deficiência).
Para o ingresso na UFPE em 2025 através do Sisu, serão oferecidas 7.052 vagas, de acordo com a distribuição estabelecida na Resolução nº 11/2024 (Cepe/UFPE). No período de 28 a 30 de janeiro, (até as 23h59), o candidato listado como aprovado deverá enviar seus documentos para pré-matrícula (análise de toda documentação pela Pró-Reitoria de Graduação – Prograd – e Comissões), exclusivamente através do sistema SIGPS.
PROCEDIMENTOS
Ao acessar o site do SIGPS, o candidato aprovado na Chamada Regular será redirecionado à página de login do sistema do Gov.br, na qual deverá efetuar seu cadastro no “Login Único” do Governo federal. Após realizar o procedimento, o candidato deverá retornar à página de login do site do SIGPS e selecionar o processo seletivo nos cursos presenciais de graduação para ingresso no ano letivo de 2025.
O candidato vai clicar em cadastrar documentos; ler e assinalar a declaração de ciência e veracidade; anexar documentação em pdf, atentando para os campos equivalentes; no caso de candidato selecionado/convocado como preto ou pardo, enviar o vídeo, conforme as orientações constantes no item 6.7 do edital; e/ou no caso do candidato selecionado/convocado como pessoa com deficiência (PCD), enviar o laudo, conforme as orientações constantes no item 5.3 do edital.
Os candidatos retardatários terão o dia 31 de janeiro para submeter os documentos para a pré-matrícula através do sistema SIGPS. Os candidatos que tiverem parecer inconclusivo – no caso de pessoas pretas ou pardas ou pessoas com deficiência – poderão reenviar o arquivo para atender às especificações do edital, até este dia. Os candidatos que tiverem documentação com parecer negado na pré-matrícula podem realizar a retificação de documentos neste dia, exclusivamente através do sistema SIGPS.
REMANEJAMENTO
Todos os candidatos selecionados ou convocados para ingresso na segunda entrada poderão ser remanejados para a primeira entrada. Todos deverão acompanhar os remanejamentos que são publicados no site UFPE Sisu 2025.Caso sejam remanejados e não comparecerem às aulas, serão reprovados em todas as disciplinas do primeiro período.
LISTA DE ESPERA
Poderá haver remanejamento de candidatos para a primeira entrada sempre que houver convocação da Lista de Espera, devendo isto ocorrer até o início do primeiro semestre letivo (2025.1). O MEC disponibilizará a Lista de Espera, ao final da chamada regular, prevista para ser divulgada a partir do dia 11 de fevereiro.
As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da chamada regular serão preenchidas mediante utilização da Lista de Espera disponibilizada pelo Sisu MEC 2025, por meio de convocação. Para constar da Lista de Espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar no Sisu/MEC o interesse pela vaga, no período de 26 de janeiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de janeiro. O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da Lista de Espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.
No dia 14 de fevereiro, a UFPE fará a 1ª Convocação da Lista de Espera. Será publicado edital de convocação, no site UFPE Sisu 2025, com o cronograma para envio dos documentos exigidos. Outras convocações poderão ser feitas até o preenchimento das vagas oferecidas.
MATRÍCULA AUTOMÁTICA
A matrícula acadêmica será efetuada automaticamente em todos os componentes obrigatórios do primeiro período de cada curso de graduação. No período de rematrícula, o aluno poderá, por meio do sistema acadêmico vigente e com auxílio da Coordenação do Curso, solicitar a inclusão de novos componentes curriculares. O acesso só será disponibilizado no início das aulas de cada entrada (1ª ou 2ª). Os ingressantes não poderão trancar o primeiro ano de vínculo. Estão obrigados a permanecer matriculados em, pelo menos, um componente curricular durante todo o primeiro ano de vínculo.
INÍCIO DAS AULAS
O início das aulas do primeiro semestre está previsto para o dia 5 de maio. O início das aulas do segundo semestre está previsto para o dia 8 de setembro.
VESTIBULAR PRÓPRIO
Os cursos presenciais de Dança- Licenciatura, Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música–Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras – Licenciatura e Intercultural Indígena terão processo seletivo próprio.