
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou que vai realizar um Mutirão de Atendimento ao Eleitor nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2025, com o objetivo de ampliar a coleta de dados biométricos e preparar o estado para o fechamento do cadastro eleitoral, previsto para 6 de maio de 2026.
De acordo com o TRE-PE, mais de 950 mil eleitores pernambucanos ainda não realizaram o registro biométrico um número que a instituição busca reduzir de forma significativa com a força-tarefa. A coleta biométrica é essencial para garantir mais segurança, agilidade e transparência nas eleições, além de evitar fraudes e duplicidades no cadastro eleitoral.
O mutirão, que inicialmente seria restrito a algumas cidades, foi expandido para todas as Zonas Eleitorais do estado, incluindo Cartórios, Postos e Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs). Os atendimentos vão acontecer em horário estendido, das 8h às 16h, durante os três dias da ação. No sábado (8), as unidades também funcionarão exclusivamente para atender o público. Em locais onde o expediente habitual já se estende além das 16h, o horário regular será mantido, com o acréscimo do atendimento no sábado.
Embora o foco principal seja o cadastramento biométrico, o TRE-PE informou que todos os serviços eleitorais estarão disponíveis, como emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e regularização de pendências.
Com a iniciativa, o TRE-PE espera garantir que todos os pernambucanos estejam aptos a votar com segurança nas Eleições de 2026, consolidando o uso da biometria como ferramenta essencial para a modernização e integridade do processo eleitoral.
Por: Bell Pereira