SUS AMPLIA OFERTA DE MEDICAMENTO DISPONIBILIZADO PARA TRATAMENTO DE CASOS GRAVES DE ALZHEIMER

Medicamento antes era oferecido apenas para casos leves. (Imagem: Reprodução/Freepik)




No Brasil, o tratamento para pessoas com Alzheimer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou a ampliação dos serviços. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (15), através da publicação da portaria SECTICS/MS nº 20/2025, que estende o uso da donepezila para pacientes com a forma grave da doença, que antes era disponibilizado apenas para pessoas com formas leves ou moderadas da doença. O medicamento auxilia na preservação das funções cognitivas e a capacidade funcional do paciente.


De acordo com informações do ministério da saúde, o paciente em tratamento contra o Alzheimer poderá usar o donepezila em conjunto ou não com a memantina, medicamento já disponibilizado pelo SUS. Em 2023, mais de 58 mil pessoas utilizaram a donepezila de forma combinada, segundo dados da pasta extraídos da Sala Aberta de Situação de Inteligência em Saúde (Sabeis). O cuidado contínuo por meio desses medicamentos auxilia na redução de sintomas da doença, como confusão mental, apatia e alterações de comportamento nos pacientes.


A demanda para ampliação da donepezila é do próprio Ministério da Saúde, que, durante o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença de Alzheimer, identificou a necessidade de uma assistência cada vez mais presente nos serviços de saúde do país. A estimativa da pasta é que, no primeiro ano da oferta, cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas.


Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *