
O caso ocorreu nesta quarta-feira (09). (Imagem: Divulgação/Sintepe)
Durante um protesto realizado por professores e estudantes, na Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Recife houve confusão nesta quarta-feira (09), por pessoas que tentavam impedir o ato. O protesto foi feito em alusão ao Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública e pedia por mais valorização na educação estadual.
Nas imagens, um homem chega a pedir que o professor se identificasse e enquanto o professor conversava com o homem e imponto seu direito de protestar, outro indivíduo se aproximou e tentou arrancar da mão dos estudantes a faixa que dizia a mensagem do ato. Os alunos tentaram puxar a faixa novamente e uma das alunas chegou a bater de frente com o indivíduo.
O caso ocorreu em frente à Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano.
Em levantamento divulgado pelo Sintepe – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – mais de 200 escolas estaduais que realizaram algum tipo de atividade ou protesto nesta quarta-feira (09). A data foi convocada para alertar a sociedade pernambucana da importância da escola pública, visto que segundo o Censo Escolar 2023, mais de 86% dos estudantes de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio no Estado estão nas escolas estaduais.
Os protestos e atividades foram realizados entre os turnos pedagógicos da escola e não paralisaram as aulas. Foram priorizadas escolas onde a infraestrutura era reconhecidamente precária, o que não impediu de muitas escolas espontaneamente realizarem atividades em solidariedade a toda a rede estadual de ensino.