Atividades vão ter início às 8h. (Imagem: Elvis Edson)
Será realizada nesta quarta-feira (9), em Caruaru, das 8h às 10h30, na antiga Estação Ferroviária do município, uma programação especial em comemoração ao dia das crianças.
A ação intitulada de “Próxima Parada: Estação das Crianças”, vai promover uma série de oficinas gratuitas destinadas a alunos do 4º ano de escolas públicas municipais de diferentes distritos, com idades entre 8 e 12 anos.
O objetivo da iniciativa, promovida pela Proa Cultural em parceria com a Prefeitura de Caruaru, é proporcionar uma manhã de aprendizado, diversão e conexão com a cultura da região.
A programação conta com cinco oficinas conduzidas por fazedores da cultura popular pernambucana, como Roberto Gercino do Boi Tira Teima, Anderson do Pife, Alexandre da Capoeira d’Angola, Valdez Soares e Nerisvaldo Alves.
As atividades incluem a confecção de instrumentos musicais e obras em papel machê, além de uma introdução ao universo da xilogravura e do cordel.
Após as oficinas, o público poderá acompanhar, às 9h30, uma apresentação do Teatro Volante Mamusebá, que trará a peça “As Aventuras de Benedito e sua Trupe no País de Caruaru”.
Confira abaixo a programação completa das cinco oficinas que serão realizadas:
- Transformando Papel e Recursos Naturais em Arte Ecológica
Facilitada por Roberto Gercino, Lindinalva Gomes e Andrielle Alves (Boi Tira Teima), a oficina buscará conscientizar os participantes sobre a importância da reciclagem e do uso de materiais sustentáveis através de técnicas de confecção de papel machê, criação de quadros ecológicos e miniaturas de boi com seus adereços.
- O Som da Nossa História
Facilitada por Anderson do Pife, a oficina promoverá uma aproximação ao universo sonoro do pífano, e as crianças poderão conhecer o instrumento de perto, aprender sobre sua construção, como segurá-lo e tocá-lo
- Capoeira Angola, Aqui, Ali e em Qualquer Lugar
Facilitada por Alexandre Angoleiro (Centro de Prática e Pesquisa N’Golo Capoeira Angola), serão realizadas atividades que envolvem movimentação corporal, expressões musicais e brincadeiras, com foco na filosofia, tradição e fundamentos da Capoeira Angola
- Acordando com o Cordel
Facilitada por Nerisvaldo Alves, Presidente da Academia de Literatura de Cordel/Casa do Cordel, a oficina contará com leitura e interpretação de cordéis, além da criação de um cordel coletivo pelos participantes, com o objetivo de fortalecer e perpetuar a cultura tradicional.
- Gravando a História: Introdução à Xilogravura
Facilitada por Valdez Soares ,filho de Mestre Dila – cordelista e xilógrafo, a oficina trará a história da xilogravura, os primeiros passos do processo de criação, e as crianças terão a oportunidade de manusear matrizes e ferramentas, proporcionando contato direto com a técnica artística e estimulando a criatividade.